Marcelo Antônio de Almeida - Actor

É ator e cofundador do grupo Pombas Urbanas formado em 1989 pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005) no bairro de São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo. 

Formado em Pedagogia na UNIP – Universidade Paulista - onde realizou projeto de Iniciação Científica “Educação, Teatro e Emancipação: Estudo Comparativo entre Paulo Freire, Augusto Boal e Lev Vygotsky” e TCC “O Museu Afro como Espaço de Aprendizagem”. Foi alunoassistente do curso Técnico Ator no Centro de Comunicações e Artes do SENAC (SP1998/1999).

 

Realizou diversos cursos de formação como Estudos do Teatro do Oprimido

(2020) organizado pelo GESTO e UFBA – Universidade Federal da Bahia e Estudos de Teatro(s) de Rua (2020) realizado pela RBTR e UNIFAL – Universidade Federal de Alagoas.

Participou da oficina de Contação e Mediação de Leitura ministrada por Drika Nunes no formato online pela C.C Santo Amaro (2021). Participou das Trocas Artístico-pedagógicas do grupo As Meninas do Conto no projeto “A Escuta Praticada e a Palavra Contada” (2022)

Atua como articulador da RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua, da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade e do Núcleo Afrocentricidade.

 

É gestor cultural, articulador territorial e Artista-educador no Centro Cultural Arte em Construção, sede do Instituto Pombas no bairro Cidade Tiradentes desde 2004, fazendo articulação com organizações e escolas do bairro, cogestão e coordenação de projetos de formação artística e cultural como “Semeando Asas na Comunidade” - 2008/2009” ,“Cooperativa de Artistas” – 2010, e ministrando cursos de teatro projetos de incentivo às artes, leitura e cultura para crianças, jovens e adolescentes. Ministra oficinas de teatro em diversos bairros da periferia da cidade de São Paulo. 

 

Descarga
HOJA DE VIDA
MARCELO - CURRÃ_CULO BREVE 2022.pdf
Documento Adobe Acrobat 81.2 KB